sexta-feira, dezembro 07, 2007

Mulheres são grande maioria dos consumidores de farmácias e drogarias


O impulso do consumidor é responsável por 7% das compras nas farmácias e drogarias do país, segundo estudo do Popai Brasil, entidade especializada na análise de merchandising nos pontos de venda. O trabalho revela ainda que 65% das pessoas que adquirem produtos nesses estabelecimentos são mulheres.


A pesquisa foi feita pelo Ibope Solutions e Múltipla PHD Estudos Comportamentais, com patrocínio da Bayer, Cadbury ADAMS, Coca-Cola, Galderma, Johnson’s, Nestlé, Niasi, Nycomed e Sanofi Aventis. O objetivo foi conhecer os hábitos dos clientes e verificar o impacto das ações e dos materiais de merchansiding na decisão de compra do consumidor. A medição da pesquisa foi feita em novembro e dezembro de 2006, en São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador.


Na etapa seguinte foram levados em conta 15 entrevistados por farmácia/drogaria, totalizando 115 pontos-de-venda e 1.720 consumidores, sendo 40% nas grandes redes e 60% em lojas independentes. Algumas conclusões:

Freqüência de compras

• 65% dos freqüentadores de farmácias são mulheres.

• 83% pertencem à classe B e C.

• 61% tem o colegial completo.

• Freqüentadores têm em média de 20 a 39 anos.

• 83% dos consumidores vão sozinhos aos estabelecimentos .

• A maior concentração de compra está no período da tarde (56%). Planejamento de compra

• 61% dos consumidores não levam lista de compra.

• 26% não levou a lista, mas sabia o que ia comprar.

• 4% não levou lista, mas tinha receita de medicamentos prescritos. Tempo de permanência nas lojas

• Consumidores ficam 5 minutos em média nas farmácias e drogarias.

• Em São Paulo, 60% dos consumidores vão diretamente ao balcão, sendo que 56% estão interessados em medicamentos.

• 33% dos consumidores foram direto no balcão, mas pararam para olhar outras seções. Intenção de gasto

• 58% dos consumidores buscam medicamentos, dos quais 6% não têm prescrição médica.

• 22% buscam produtos de higiene.

• 12% procuram itens nos segmentos de cosméticos.

• 7% dos clientes compram produtos para bebê.

• 2% compram alimentos (1% bombonière).

• 2% adquirem bebidas.

• O valor gasto em farmácias e drogarias é de R$ 11,90. Perfil de quem vai às compras

• Medicamentos: Consumidores com mais de 40 anos, classes AB, e nordestinos.

• Higiene: Jovens com até 29 anos, classe média e cariocas.

• Cosméticos: Mulheres, jovens até 29 anos, cariocas, classe média.

• Produtos para bebê: Mulheres de 20 a 39 anos, paulistas e gaúchas.

• Alimentos: Consumidores da terceira idade, com renda alta, cariocas e paulistas.

• Bebidas: Público masculino, jovens até 29 anos, classe média e cariocas. Meios de pagamento

• 86% dos consumidores pagam em dinheiro.

• 6% usam cartão de crédito.

• 4% usam cartão de débito. Decisão dentro da loja 7% das compras em farmácias e drogarias são feitas por impulso.

• 16% das compras pretendidas são canceladas.

• Enquanto 17% das marcas/produtos comprados de medicamentos são decididos no PDV, para outras categorias esse índice é o dobro. Impacto dos materiais de merchandising

• 59% têm hábito de ler os encartes de ofertas.

• Os mais informados são mulheres do Rio de Janeiro e Porto Alegre que compram em rede.

• 99% das farmácias tem materiais de merchandising. Marcas que mais investem em merchandising

• Marca Própria – 32%

• Vick – 32%

• Eparema – 26%

• Neosaldina – 25%

• Gillette – 24%

• L’Oreal – 24%

• Johnson – 22%

• Sundown – 21%

• Listerine – 20%

• Colorama – 20%